Pastoral do Terço dos Homens

Os planos da Providência são insondáveis. As suas mensagens podem chegar-nos pelos os meios mais inverossímeis. É o que aconteceu com a origem do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR). Tive a graça de acompanhar o seu crescimento desde o começo. A Providência Divina aproveitou-se da iniciativa de um pequeno grupo de homens que rezavam o terço na rua enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento de Schoenstatt. Isto acontecia mensalmente, junto do Santuário-lar da Casa da Mãe Rainha, na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Maceió em Alagoas.

Esta devoção durou pouco não conseguindo congregar muitos participantes. No entanto a iniciativa não se perdeu, graças à fé e ao olhar perspicaz de uma pernambucana, mãe de um sacerdote e missionária da Campanha da Mãe Peregrina. Ela aproveitou este exemplo e convenceu o seu pároco a fazer uma experiência semelhante.

Sob a orientação do P. Américo Vasconcelos, salesiano e desta senhora, Oneida Araújo da Silva, que germinou em 1997 a primeira semente do Terço dos Homens em nível paroquial, no Município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Este começo deu-se na capela de Nossa Senhora do Livramento, transformada em Santuário Paroquial de Schoenstatt. O grupo começou com 15 homens, alguns já faleceram.

Mas, um passo importante veio mais tarde, quando um Padre de Schoenstatt, José Pontes, conheceu a experiência desta paróquia, em Jaboatão, onde um grupo de homens reunia-se para rezar o terço. Achou a iniciativa audaz e resolveu experimentá-la no Santuário da “Nova Evangelização”, na diocese de Olinda e Recife. Foi aí que o Terço começa a ter seu grande desenvolvimento, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do carisma do seu Movimento. Vários anos se passaram para que ele ganhasse raízes e se organizasse devidamente. Em Maio de 1998, o Terço passa a ser rezado semanalmente. É com este ritmo que ele vai explodir para novos Horizontes.

No Santuário da Nova Evangelização, o Terço foi iniciado como grupo de oração  por esse motivo ficou conhecido – durante anos – como Grupo de Oração Terço dos Homens, com a sigla (GOTH´S). 

Como surge o nome THMR Em Março de 2007, alguns dos responsáveis do Terço dos Homens fomos convidados a participar de um Simpósio sobre Mariologia, em Belém do Pará, em preparação à V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida do Norte. Para esse evento tão importante para a igreja, tivemos a oportunidade de apresentar o Terço dos Homens, para todos os participantes, como instrumento eficaz para a nova evangelização. Aproveitando a presença de alguns Padres de Schoenstatt, especialistas em Mariologia e religiosidade popular, reservamos um tempo de refletir juntos sobre o Terço dos Homens. Fruto dessa reflexão, sentimos a falta de um titulo para o Terço dos Homens que o vinculasse com a sua origem: o Movimento Apostólico de Schoenstatt e ao seu carisma. Sem dúvida alguma a expressão “Mãe Rainha”, sugerida pela unanimidade dos participantes, seria a identificação do Terço dos Homens com o Movimento de Schoenstatt, com a sua origem e expansão. A partir dessa data a sigla GOTH´S foi substituída por THMR Terço dos Homens Mãe Rainha.

Saiba mais sobre esta pastoral no site do oficial do Terço dos Homens: https://www.tercodoshomens.org.br/
Página do Terço dos Homens no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1482416825376396/

Coordenador: Ricardo Guarnier

Primeira viagem ao Santuário da Mãe Rainha em Londrina

Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Rua Tiradentes, 184 Centro - CEP: 19560-000
Indiana - SP
local_phone 18 3995-1118

Siga-nos nas redes sociais...

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Whatsapp
Developed by:
Jonas Novello dos Santos

Gerenciado por:
Pascom - Indiana - SP